domingo, 17 de julho de 2011

O fator psicológico

È regra, as pessoas só atacam aquilo que gostaria de ser  e não são, aquilo que gostariam ter e não podem. Falo por  mim mesmo, hoje, parando para pensar eu lembro quantas e quantas vezes fiz isso, mas com o tempo fui aprendendo que não ter, e não ser não me inferiorizava e que essas coisas não eram más. Muitas coisas em nossas vidas acontecem ou não por fatores diversos mas na maioria das vezes por nossa causa mesmo. Infelizmente nosso lado negro, aquele lado subjetivo,  age sem percebermos é quando esta agindo é muito sutil, tanto que mesmo não gostando nos pegamos agindo ou pensando de certas maneiras, daí cabe a nós a auto disciplina. Esse tipo de reação a qual todos estamos a mercê acontece o tempo todo, por exemplo: Eu lembro que quando  frequentava uma certa comunidade religiosa eu censurava certas atos de algumas pessoas que não eram membros da mesma  comunidade que eu, e por que eu fazia isso, por que e os atos delas constituía um erro? Não, eu as censurava pelo fato de me sentir inclinado a praticar aquele mesmo ato e não poder, por que iria ir contra os dogmas da comunidade que eu frequentava, contras as “leis” de lá. Vou dar outro exemplo, um simples e corriqueiro, outro que eu também me vi enquadrado nele. Quando uma pessoa tem sua condição social e financeira “humilde,” ou seja, é pobre mesmo, se incomoda com o fato que outra ser mais estabilizada ou rica, daí surge aquele comentário: “ ... eu não preciso de dinheiro para ser feliz”...  Esse tipo de comentário não é nada mais, nada menos que complexo de inferioridade, até por que o ditado mais hipócrita que conheci até hoje é o que diz que dinheiro não traz felicidade. Ah traz pode crer que traz,  esteja você em uma situação onde não tem um centavo na carteira e sua esposa fale que as contas precisa ser pagas e seu filho diga que esta com fome,  daí você fale: _ Ah tudo bem, venham aqui me dêem um abraço o importante é que somos unidos. Isso basta, o problema foi resolvido, você os alimentou de amor? Pois é, a verdade é dura e inquestionável. Em fim, todos esses aspectos desenvolvem e faz emergir em nós a reação de atacar isso ou aquilo que não podemos ser e o que não podemos ter, é um simples e vulgar modo de defesa. 

Subjett Obrícuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário