sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

sobre o amor


(...) Dai agente se pega sentindo mais coisas do que é capaz de explicar, e não podia ser diferente, a causa é sempre o amor, bem mais que todos os outros motivos, sempre foi, e não tem como escapar hora ou outra agente acaba amando.
É complicado por si só, mas também porque agente complica. É claro que não é tão simples assim, falar é fácil, eu sei, porém, será que não seria “mais fácil” se agente entendesse e aceitasse que as pessoas são como são e não há o que possamos falar ou fazer vamos sempre nos ver insatisfeitos com algo ou alguma coisa?!
É assim que acontece, amamos uma pessoa e queremos a atenção dela de uma forma especial, desejamos que ela agisse de certa forma ou deixasse de agir. A verdade é que todo infortúnio que passamos é culpa nossa mesmo não de ninguém, se algo nos faz sofrer ou sentimos falta de algo só temos duas opções: ou aceitamos as coisas como elas são ou “simplesmente procuramos outra pessoa que possa se enquadrar melhor a nosso padrão psico-afetivo.
As pessoas não mudam na real ninguém muda, nós não mudamos, a não ser que queiramos ponderar ou policiar, tentar uma melhora gradual em aspectos que atingem de forma negativa o emocional do outro. Isso é um grande problema nas relações amorosas, porque até mesmo que uma relação seja boa, sempre há haverá algum contraste de personalidade.
Não tem jeito, a não ser que o casal aceite lucidamente que relação é uma construção diária e não existe outra opção. É isso ou como eu disse antes, cada um pro seu lado, cada qual ir em busca de encontrar um parceiro ou parceira mais compatível com seu gênio.
Não é nada fácil ter que dar fim a uma relação, alguém sempre sai magoado ou às vezes os dois. A realidade é que o amor que une um homem e uma mulher é um amor problemático, é só puxar pela história. Se formos a fundo na vida pessoal intima dos casais considerados ou que se consideram em uma relação perfeita ou duradoura serão desenterradas mágoas. E que isso não seja feito de forma alguma, não seja feito nunca até porque desenterrar mágoas nunca foi um ato sadio, não é nada legal.
Mas agente sempre acredita, agente da tempo ao tempo e acha, acha que quem amamos vai mudar, e pra falar a verdade essa é uma esperança errônea, nunca devemos querer mudar alguém, nunca devemos cobrar e mais, nunca devemos ficar chateados ou magoados com alguém pela forma como são.
A principal característica de quem ama é obrigatoriamente ter a “cabeça nas nuvens”, mas os pés bem firmados no chão! Esse é o tapa na cara que realidade dá, ou aceitamos ou deixamos de aceitar e procurar nossos próprios caminhos que possam hipoteticamente levar ao que entendemos como felicidade.
Não podemos de forma alguma deixar a vida nos levar, porém, tem coisas na vida que são regras padrão: se não acontecer como desejamos que fosse o segredo não é mudar de objetivo, o segredo é mudarmos apenas os caminhos.
Eu acredito que tem pessoas que amorosamente falando são excepcionais em nossa vida, são insubstituíveis, mas infelizmente até elas temos o risco de perder, aliás, de se perdermos uma da outra.
Apesar dos pesares eu acredito que o amor pode ser perfeito em sua forma imperfeita de ser, se quisermos de verdade mesmo o mundo não pode separar almas gêmeas, se quisermos verdadeiramente seguir tal qual como Deus idealizou para ser, agente passa até por cima de nosso Eu pelo bem comum.

Sóstenes Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário